1 de abril de 2012

Semana Santa


O Domingo de Ramos é por assim dizer, a porta de entrada da Semana Santa, isto é, a entrada solene à celebração do Mistério Pascal. Queremos, com os ramos nas mãos, sinal de alegria e fé, acolher a Jesus que vem a nós como rei humilde e servidor e aprendemos com Ele a lição do acolhimento aos nossos irmãos.

A Quinta-Feira Santa. Há dois momentos litúrgicos importantes ligados a este dia: a "Missa do Crisma", celebrada pelo Bispo, com todo o seu presbitério, com a bênção dos óleos do Batismo, do Crisma e da Unção dos Enfermos; e a Missa da Ceia, com o lava-pés, seguida da adoração do Santíssimo Sacramento.
Esta Missa do Crisma ressalta também a dimensão diocesana da vivência do Mistério Pascal.
A Missa da Ceia acentua particularmente a entrega de Cristo em prol da salvação de todos nós. Participando dela, entramos na mesma atitude de Cristo de se entregar pelos nossos irmãos, imagens e semelhanças de Deus.
A Sexta-feira Santa, a partir do seu espírito litúrgico, proclama a morte de Cristo que traz em si a certeza da Ressurreição. "Quando eu for elevado da terra, atrairei todos a mim." (Jo 12, 32).
O Sábado Santo é o dia de recolhimento, silêncio e oração. É o dia em que a comunidade cristã se prepara para a grande vigília da descida do Cristo à mansão dos mortos, a fim de que seja redimidos. Ele desce, mas depois sobe vitorioso.
Domingo da Ressurreição, a Páscoa de Jesus: pela morte e ressurreição. Não cabe a ninguém viver triste. O momento é de vitória. A vida venceu a morte. Alegremo-nos! Se Cristo ressuscitou é porque nós ressuscitaremos com ele!



Queridos irmãos e irmãs, vamos participar desta Semana Santa, de maneira ativa e piedosa, revivendo o Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, numa atitude de conversão, pois só assim buscaremos a vida e tiraremos as pedras que nos sufocam diante da marcha ao encontro com o Deus da Vida. "Vale a pena madrugar e correr em busca da vida: elaa se encontra em algum lugar". Amém, Aleluia!
Desejo a você e toda sua família uma abençoada Semana Santa e uma feliz Páscoa, cheia de luz que vem do Ressuscitado.

Adm. Paroquial

Nenhum comentário:

Postar um comentário