27 de fevereiro de 2012

Tempo da Quaresma


Toalhas roxas no altar, imagens sacras cobertas, cânticos de lamentação e arrependimento, são algumas características do tempo quaresmal. Momento em que a Igreja se prepara para celebrar a Páscoa do Senhor, festa mais importante da cristandade.



Duração da Quaresma

Foi tentado por Satanás e os
anjos o serviam
A palavra Quaresma tem sua origem no latim "Quadragésima" e compreende um período de 40 dias antes da Páscoa. O número quarenta é carregado de significado na bíblia, 40 dias durou o dilúvio (Gn 7,17), 40 anos o povo de Deus peregrinou no deserto (Js 5,6), 40 dias Moisés passou na montanha para receber de Deus os 10 Mandamentos (Ex 34,28), 40 dias Elias caminhou à montanha para falar com Deus (1 Reis 19,8), o próprio Cristo passou 40 dias no deserto se preparando para iniciar sua vida pública (Mt 4,2; Mc 1,13; Lc 4,2). A Quaresma inicia-se na Quarta-feira de Cinzas e vai até a Missa da Ceia do Senhor (na Quinta-feira Santa, quando inicia-se o Tríduo Pascal).

Cores Litúrgicas

No período quaresmal, predomina a cor roxa: na toalha do altar, nas vestes do sacerdote, no tecido que cobre as imagens... É uma cor que representa penitência, arrependimento, geralmente associada à tristeza e a dor. Penitência e arrependimento que são necessários para se obter o perdão pelas faltas cometidas.

Cantos

Os cantos devem ser totalmente distintos dos habituais e refletir a espiritualidade penitencial do tempo da quaresma. Não se canta o "Glória", exceto nas solenidades que podem ocorrer na quaresma: Cátedra de São Pedro (22/02), São José (19/03), Anunciação do Senhor (25/03) ou alguma outra festa particular (por exemplo, se a festa do padroeiro for na quaresma). Na aclamação ao evangelho não se diz "Aleluia!", que é substituído por alguma outra aclamação a Cristo, como "Louvor e glória a ti Senhor".

Imagens

É um tradicional costume da Igreja cobrir as imagens de santos e as cruzes expostas para veneração nas igrejas. São cobertas no V Domingo da Quaresma, as cruzes permanecem cobertas até ao final da celebração da Paixão do Senhor (na Sexta-feira Santa) e as imagens, até antes da Vigília Pascal.
Vê-se que este é um costume ligado às duas últimas semanas da Quaresma, através do qual se deseja centrar a atenção dos fiéis no mistério da Paixão do Senhor.



A Quaresma é o nosso tempo de conversão, quando devemos voltar-nos para Deus arrependidos dos nossos pecados. Que celebremos bem esta Quaresma para chegarmos à Semana Maior com o coração preparado para bem celebrar a Ressurreição do Senhor, fonte de nossa fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário